5 de fevereiro de 2016

Trumbo

Renegado

Dir: Jay Roach, EUA, 2015, 2h04min
IMDB: clique aqui
Trailer: clique aqui
Roteiro: clique aqui


Trumbo baseia-se em fatos reais da vida do roteirista Dalton Trumbo que por conta de sua filiação ao partido comunista foi incluído na lista negra de Hollywood, acordo entre os grandes estúdios para não empregar os "vermelhos", subproduto da era de caça às bruxas do macartismo. No Oscar 2016 recebeu indicação de melhor ator.

O recorte histórico é feito desde o momento em que Trumbo está no ápice de sua carreira e entra na lista negra e vai até sua redenção, com o prêmio da associação dos roteiristas. Isso já demonstra que o roteiro é um tanto quanto previsível, típico de filmes biográficos hollywoodianas. Muitos desafios serão colocados para o escritor neste ínterim, como o massacre de sua reputação na imprensa com reflexos na sociedade, a prisão por não colaborar com o Congresso, a tarefa de ter de trabalhar sem poder assinar roteiros e o impacto de tudo isso em sua família.

Apesar de haver um discurso ao final em que o protagonista diz que no período de perseguição aos comunistas não houveram nem heróis e nem vilões, apenas vítimas, o roteiro do filme não trata exatamente assim a situação. Trumbo é mostrado com um certo heroísmo, enquanto os que o perseguiram, como o presidente do aliança dos atores, o renomado John Wayne, são os vilões.

Interessante notar que no Brasil os comunistas tiveram tratamento ainda pior, pois aqui não havia só manchas na reputação, mas mortes dos membros do partido pela ditadura militar. As piores foram de cidadãos influentes que somente tinham ligações políticas com o movimento sem nunca terem cometido qualquer crime, como do jornalista Vladimir Herzog e do ex-deputado Rubens Paiva, que até hoje não foram bem explicadas.

O elenco é muito bom. Bryan Cranston nunca deixará de ser Walter White para os fãs de Breaking Bad, mas neste filme ele mostra que é ator de mais de um papel, sendo merecida sua indicação ao Oscar. Diane Lane interpreta sua esposa de forma carinhosa e corajosa e a sempre competente Helen Mirren é a influente jornalista de fofocas engajada na luta anticomunista disposta a acabar com Trumbo.

O diretor Jay Roach fez seu nome nas séries de comédias Austin Powers e Entrando numa Fria. Aqui faz um drama razoável, mas sem grande destaque na condução, especialmente pelo roteiro previsível.

Trumbo é uma cinebiografia bem quadrada. No entanto, os bons diálogos e o bom elenco, capitaneado por Cranston, fazem com que uma trama previsível seja bem contada.

Nota: 6

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco