22 de fevereiro de 2016

Oscar 2016: Indicados do Pitacos

Venham a Mim os Esnobados



Todo ano ao sair a lista dos indicados do Oscar os analistas começam a apontar os esnobados da premiação. Fiz a mesma coisa no pitacos com os Indicados ao Oscar. Mas como tinha visto poucos dos filmes, ainda não poderia avaliar completamente os títulos na competição. Após ver quase todos os indicados, posso fazer os INDICADOS DO PITACOS CINEMATOGRÁFICOS.

Não foram feitas alterações nas categorias de curtas, animações ou nas técnicas. As principais estão aqui representadas, algumas com muitas alterações.

Em breve sai a lista das Apostas do Oscar 2016 com os favoritos do Pitacos em cada categoria.

Indicados do Pitacos


Melhor Filme

Ponte dos Espiões só está na lista por ter a grife Spielberg, Perdido em Marte é somente um filme-pipoca acima da média e Brooklin é bonitinho, mas ordinário. Os incluídos são muito superiores a esses.

Melhor Diretor

Melhor Atriz


Não vi ainda as atuações de Rampling e J. Lawrence, mas li muitas pessoas dizerem que a última só está na lista por ser a nova queridinha da Academia. Se se confirmar, em seu lugar incluiria Emily Blunt (Sicario). Menções honrosas para a fantástica estreante Daisy Ridley (Star Wars: O Despertar da Força) e para Charlize Theron (Mad Max - Estrada da Fúria).

Melhor Ator

Matt Damon trabalhou bem, mas outros atores como Jackson foram ainda melhores. Menção honrosa para o menino Abraham Attah (Beasts of No Nation).

Melhor Atriz Coadjuvante

Vikander é a revelação do ano. Preferi o trabalho dela como a androide em Ex Machina, mas sua atuação em A Garota Dinamarquesa é também merecedora de indicação (na verdade ela merecia indicações pelos dois trabalhos, mas as regras atuais impedem dupla indicação na mesma categoria). Rachel McAdams vai bem, mas nem tanto para merecer indicação. Como não vi outras performances melhores, fica sem alterações.

Melhor Ator Coadjuvante

Aqui é onde tem mais mudanças. Tom Hardy não me convence. Fãs de Sly, me perdoem, mas apesar de sua boa atuação em Creed, muitos foram melhores. Bale vai bem, mas precisei de arrumar lugar para os três que considero muito mais merecedores. O prêmio deveria ir para Idris Elba. 

Melhor Roteiro Original

A linguagem das ruas de Straigh Outta Compton não o fazem merecedor da indicação. Ponte dos Espiões peca pelo maniqueísmo, patriotismo e pela necessidade da construção de um herói em um história real. Anomalisa é criativo e profundo. Sicario conta uma estória muito dura e cínica, em permanente estado de tensão e dúvida. Menção honrosa para Quentin Tarantino (Os Oito Odiados).

Melhor Roteiro Adaptado

Perdido em Marte não tem nada demais em seu roteiro, que é até exageradamente didático e com muitas "bombas-relógio". Steve Jobs tem bons diálogos, bons personagens e uma excelente narrativa e surpreendeu ao mundo do cinema por não ter sido indicado.

Melhor Canção Original

Não estou por dentro das canções originais, mas a de Spectre é horrível! E venceu o Globo de Ouro! Merece é o Framboesa de Ouro!

Melhor Longa Estrangeiro

  • Theeb - Jordânia
  • A War - Dinamarca
  • Cinco Graças - França
  • O Filho de Saul - Hungria
  • O Abraço da Serpente - Colômbia
  • Que Horas Ela Volta - Brasil
Não vi nenhum dos concorrentes ainda, mas o excelente Que Horas Ela Volta merecia estar na premiação. Não foi indicado possivelmente por tratar de um tema extremamente peculiar nas relações sociais brasileiras, que por mais que saibamos ser real, parece fictício a olhos estrangeiros. Mas está no top 5 dos melhores filmes de 2015.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco