16 de fevereiro de 2018

Três Anúncios para um Crime

Um Ensaio sobre o Ódio 

Three Billboards Outside Ebbing, Missouri, Dir: Martin McDonagh, EUA, Reino Unido, 2017, 1h55min
IMDB                 Trailer


Se as autoridades são incompetentes, é correto provocá-las? Essa é uma das principais perguntas levantada em Três Anúncios para um Crime.

Na trama, uma mulher que teve a filha adolescente estuprada e assassinada resolve provocar as autoridades policiais de sua pequena cidade ao colocar três anúncios em outdoors questionando sua ineficácia em encontrar os culpados após vários meses da ocorrência do crime chocante. Essa atitude irá em colocar em rota de colisão com diversas pessoas, incluindo até mesmo sua família.

O filme nos leva à chamada América Profunda, em um cidadezinha na região central dos EUA e de relevância quase nenhuma à opinião pública do país, sempre ligada ao noticiário dos grandes centros urbanos.

Sua protagonista é uma mulher comum, da classe trabalhadora, que passa a imagem de anti-heroína, pois por mais que se queira gostar dela é impossível concordar com toda sua brutalidade e seu desejo de fazer as coisas certas ao seu modo truculento. E nos leva ao questionamento se o ódio, ainda que surgido de uma grande injustiça, tem algum valor na resolução dos problemas.

Lendo a sinopse não é possível se imaginar que o filme possa ser bem humorado. Mas é. Um humor às vezes áspero, às vezes pastelão, sempre bem inserido, que impressionantemente dá um senso maior de realismo ao filme, pois na vida os dramas vem acompanhando de atitudes atrapalhadas. O humor também consegue tornar o filme mais fácil de ser assistido, pois os temas tratados serão muito pesados, abordando ódio, vingança, culpa, compaixão, solidariedade, racismo, sexismo, dentre outros.

O bom roteiro assinado pelo diretor do longa Martin McDonagh reserva muitas surpresas sobre o passado e sobre os personagens e a trama terá reviravoltas. Sua direção também é discreta, dando espaço para o destaque do ótimo elenco.

Frances McDormand vai certamente e merecidamente levar o Oscar. Sua atuação permite que cada um julgue como quiser a personagem, pois ela não cai em maniqueísmo de ser heroína ou de ser vilã, nem mesmo deixa que qualquer característica marcante de sua personagem, como a dureza, a tornem uma personagem bidimensional.

Sam Rockwell também levará a sua estatueta como coadjuvante e tem os mesmos créditos da protagonista. Se no princípio seu personagem é burro e repugnante, no último ato ele passa por uma grande transformação.

Além dos citados prêmios de atriz principal e ator coadjuvante, o filme também está indicado a melhor filme, roteiro original, trilha sonora, edição e novamente em ator coadjuvante com Woody Harrelson. Como mencionado, é certo que será premiado nas categorias de atuação, é um dos favoritos a levar melhor filme, e pode surpreender em roteiro, mas nas demais categorias suas chances são remotas.

Três Anúncios para um Crime é um filme muito bom sobre vingança e justiça. Um filme que é amaciado pelo humor na medida certa, sem perder sua seriedade. E um sério candidato a levar o Oscar de melhor filme.

Nota: 8

Um comentário :

  1. Sem dúvida é um filme maravilhoso. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Eu tambem assisti o filme O conto e simplesmente adorei o tema é muito interessante. O conto é umo dos melhores filmes de dramas para assistir quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações, o elenco faz um excelente trabalho. Sem dúvida a veria novamente.

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco