22 de fevereiro de 2018

Me Chame pelo Seu Nome

Amor Além do Verão 

Call Me by Your Name, Dir: Luca Guadagnino, Itália/França/Brasil/EUA, 2017, 2h12min
IMDB                 Trailer         


A adolescência é um momento naturalmente complicado, em que começamos a adentrar no mundo dos adultos. E certamente essa fase seria mais complicada há 35 anos e se o interesse sexual se revelasse por pessoas do mesmo sexo. É daí que parte Me Chame pelo seu Nome.

Na trama passada em "algum lugar no norte da Itália no verão de 1983", um professor de arqueologia recebe em sua casa por algumas semanas um assistente para sua pesquisa Oliver, um homem maduro, mas ainda jovem, seguro, bonito e atlético irá mexer com o filho do professor, Elio.

O filme mostra a aproximação entre duas pessoas do mesmo sexo por meio de gestos sutis, às vezes quase imperceptíveis. Nesse aspecto lembra Carol, que nesse aspecto da aproximação é muito superior. Aqui, a ligação entre eles é muito mais do que meramente por interesse sexual, pois apesar das diferenças de experiência de vida de ambos, eles tem muitos interesses em comum, formando uma ligação quase que transcedental.

Como o protagonista é adolescente, sua insegurança estará sempre presente. E ele viverá muitos momentos bobos típicos desta fase, como masturbação com fantasias estranhas, desabrochar sexual (no caso, tanto com o sexo oposto quanto com o próprio sexo), necessidade de auto-afirmar-se, dentre outras questões. Além disso, ele ficará dividido entre sua atração por Oliver e a atração de sua amiga Marzia por ele.

A dupla de atores principais, Timothée Chalamet e Armie Hammer é digna de elogios e ambos foram devidamente agraciados com as indicações ao Oscar por atuação. Ambos tem atuações sutis e verdadeiras. 

O filme, apesar de ser principalmente falado em inglês americano, tem muito mais ritmo de filme europeu. Aliás, seu ritmo se casa muito bem o de seu cenário, de um verão longo e preguiçoso em uma área semi-rural na Itália.

Por conta disso, não há de se esperar reviravoltas e muitos acontecimentos ao longo de sua projeção. Tudo será calmo e sutil. Até demais. Leva-se muito tempo na construção dos personagens e na apreciação dos cenários, sem nada de muito relevante. Mesmo os mais acostumados a um cinema de ritmo mais lento podem se incomodar com a falta de ação no filme. Felizmente, em seu final (especialmente no monólogo do pai de Elio), o filme nos remete ao sentido de tudo que ocorreu e talvez não tenhamos notado.

Recebeu 4 indicações ao Oscar: melhor filme, ator principal, ator coadjuvante e roteiro adaptado. É o favorito nesta última categoria e praticamente não tem chances de ser premiados nas outras.

Me Chame pelo Seu Nome é um filme sutil, delicado e lento. Uma obra que nos faz pensar nas pequenas coisas que nos aproximam dos outros e no quão raro é uma conexão profunda entre duas pessoas.

Nota: 7

Um comentário :

  1. A química do elenco é muito boa e transmitem naturalidade. Timothée fez por merecer sua indicação ao Oscar, nos passando muito bem as reações de um jovem adolescente descobrindo sua sexualidade. Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado acho que O Conto é o melhor filme de drama. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Amei o grande elenco do filme, quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente.

    ResponderExcluir

Dê o seu pitaco