28 de fevereiro de 2018

Trama Fantasma

Costurado na medida

Phantom Thread, Dir: Paul Thomas Anderson, EUA, 2017, 2h10min
IMDB                 Trailer


Sabe aquela velha história da moça pobre que encontra um homem rico e experiente que irá fazê-la feliz? Em Trama Fantasma é isso o que temos, mas de maneira muito, mas muito diferente.

Na trama, um estilista ultrarrenomado conhece uma garçonete que se torna sua musa e amante. E suas relações se revelaram absurdamente estranhas, desde o primeiro encontro.

Daniel Day-Lewis, talvez o maior ator de cinema de todos os tempos (e único a levar 3 prêmios na categoria principal do Oscar), ganhou de presente um personagem formidável na sua anunciada despedida das telas. Ele é antissocial, imaturo, metódico, irritadiço e tem complexo de Édipo. 

O roteiro é formidável, cheio de momentos inesperados, reviravoltas e subtextos. Os problemas psicológicos não são exclusivos do excêntrico protagonista, se espalhando por todos os lados. Todas as personagens são complexas, ainda que a princípio parecessem ser meros estereótipos. Isso, aliás, é marca dos filmes do diretor e roteirista Paul Thomas Anderson, um dos maiores cineastas da atualidade. 

O filme é de um sutileza incrível. Mais do que é dito, o que vale são as pequenas expressões faciais, as contradições e os desajustes. E para isso o diretor se vale de muitos closes em detalhes, mostrando a importância da imagem para se contar uma história nas telas. E, apesar do tema não fazer parecer, o filme é repleto de humor. Nada do tipo espalhafatoso ou anedótico, mas tudo causado pela inadequação de situações para uma pessoa metódica. 

Além de Daniel Day-Lewis, o filme tem outras duas personagens fortes interpretando a irmã e a musa do protagonista. Ambas as atrizes, respectivamente Leslie Manville e Vicky Krieps, estão muito bem. A primeira recebeu indicação ao prêmio de coadjuvante, mas a segunda mereceria ainda mais, especialmente por fazer o contraponto preciso frente ao personagem principal e não se intimidar com a presença de um mito do cinema dividindo a cena com ela.  

Tecnicamente o filme é excelente. As cores sóbrias dos cenários e das roupas casam perfeitamente com o ambiente. E a parte sonora é uma aula sobre a importância da trilha sonora e dos efeitos sonoros em um filme. Em alguns momentos é o som que conta a história.

Além das indicações ao Oscar nas categorias de ator principal e atriz coadjuvante, o filme ainda disputa os prêmios de melhor filme, direção, trilha sonora e figurino. É favorito absoluto nessa última e dificilmente ganha outro prêmio, mas teria méritos para ganhar em todas.

Trama Fantasma é um filme sensacional. Sutil e complexo sem criar dificuldades para o espectador acompanhá-lo. Uma aula de como fazer cinema de qualidade.

Nota: 9

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco