2 de fevereiro de 2018

O Destino de uma Nação

O Discurso do Rei... Primeiro Ministro 

Darkest Hour, Dir: Joe Wright, Reino Unido/EUA, 2018, 2h05min
IMDB                 Trailer


Em quase todo o ano há um filme britânico na lista de melhores filmes do Oscar. Isso levou à criação do termo jocoso "cota britânica" na premiação hollywoodiana. Neste ano, na linha típica de filmes de época do Reino Unido tratando de personalidades reais, temos O Destino de Uma Nação.

A trama acompanha o primeiro mês após o ataque alemão às forças aliadas na Batalha da França da Segunda Guerra Mundial, um dos momentos mais cruciais na história britânica e que levou o velho político Winston Churchill a assumir o cargo de primeiro ministro. O foco do filme fica na parte política e na luta de Churchill para derrotar os importantes políticos que defendiam um acordo de paz com a Alemanha de Hitler, sobretudo seu antecessor, Neville Chamberlain.

O filme se passa quase que inteiramente em ambientes internos e em meio à discussões políticas. Quem não se interessa pelo assunto, certamente não irá gostar. Também aborda bastante a excêntrica personalidade de Churchill, um homem de maneiras exageradas e de alma passional, bem diferente do padrão comedido pelo qual os ingleses são conhecidos.

O destaque do filme é a atuação de Gary Oldman como protagonista. Seria muita fácil cair numa representação caricatural de um homem tão excêntrico, mas Oldman sabe dosar os episódios de arroubos do político com os momentos mais introspectivos do homem de família. Além disso, a maquiagem também é um primor, tornando Oldman quase irreconhecível. 

Fora essas qualidades, o filme é apenas correto. Nada é mal feito, como é comum em produções britânicas: as atuações são boas, o roteiro funciona e a direção é caprichada. Mas nada aí é digno de destaque também. 

Quanto ao roteiro, apesar de acertar ao criar um Churchill complexo em vez de simplesmente criar um herói irretocável ou um homem bizarro que deu certo, erra na sua extensão (o que poderia também ser consertado na edição), pois daria daria para enxugar ao menos uns 20 minutos do filme sem prejuízo à narrativa, já que muitas vezes às discussões se parecem com o repeteco do que já havia sido dito anteriormente com Churchill sempre enfatizando a necessidade de não ter apaziguamento com Hitler. Às vezes parece que o roteiro só vai criando elementos para Churchill proferir seu famoso discurso em que disse que os britânicos lutariam em todos os locais mas que jamais se renderiam, lembrando assim o mediano vencedor do Oscar O Discurso do Rei

O filme é uma obra de ficção baseada em realidade, o que leva a ter alguns fatos bem fantasiosos criados na narrativa, como Churchill tomar o metrô e querer saber a opinião do povo sobre a atitude a tomar com relação à Hitler. É exagerado mas é bem feito, ao contrário de outro filme recente da cota britânica, O Jogo da Imitação, que exagera no melodrama numa tentativa patética de dar emoção ao filme.

Tecnicamente, o filme se destaca pelos cenários bem compostos, pelo realismo da fotografia e pelo grande número de figurantes que torna os ambientes mais humanos, especialmente do tumultuado plenário da Câmara dos Comuns. Mas fica devendo por não fazer bem suas poucas sequências externas, marcadamente usando planos fechados e computação gráfica.

Na corrida do Oscar o filme tem 6 indicações: melhor filme, ator, fotografia, design de produção,  maquiagem e figurino. É praticamente certo que leva os prêmios de ator e de maquiagem e dificilmente ganha algum outro. Mas como a votação do Oscar de melhor filme tem um sistema complexo de lista de preferência, pode acontecer de bater os favoritos Três Anúncios para um Crime e A Forma da Água

O Destino de Uma Nação é um filme feito sob medida para dar o Oscar a Gary Oldman. Ao espectador que gosta de história e política, adicionará um pouco de conhecimento sobre a figura de Churchill, para muitos o maior político do século XX. Como cinema, poderia ter caprichado um pouco mais e cortado alguns minutos para não tornar a a obra cansativa.

Nota: 6

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco