11 de junho de 2007

Um Crime de Mestre

Bom thriller

Fracture - Dir. Gregory Hoblit, EUA, 2007, 112min


Thriller policial que, como sugere o título, mostra a astúcia de um criminoso genial, o milionário empresário Ted Crawford (Anthony Hopkins).

A história já inicia-se com o crime em questão. Após ir verificar pessoalmente a informação, Crawford descobre que está sendo traído por sua esposa, um tanto mais nova que ele. Ao chegar em casa, ela recebe um tiro de seu marido. Assustados, os empregados fogem e chama a polícia. O negociador responsável, ao deparar-se com a vítima, descobre que esta é sua amante e parte para agressão contra Crawford, que acaba sendo preso.
Este crime aparentemente simples vem a envolver um jovem promotor de justiça, William Beachum (Ryan Gosling), conhecido por ganhar quase todas as causas que disputa, lembrando assim a personagem de Keanu Reeves em Advogado do Diabo. Em vias de mudar-se para um grande escritório, no qual ganhará muito dinheiro e dará uma guinada em sua vida, Beachum tem seu caminho cruzado pelo crime de Crawford, cuja causa decide pegar por considerá-la ganha.
Mas por mais simples que pareça, o crime envolve um problema de prova, pois a arma que é encontrada na cena do crime não é a mesma que atingiu a vítima, não havendo assim como provar que Crawford deu o tiro que mandou sua esposa para o hospital. Pelo pouco que sei de direito penal, acredito que esse é um típico problema do direito norte americano, já que no Brasil existe a livre convicção do juiz com base nas provas, não sendo necessária a presença da arma que efetuou o disparo, pois existem indícios suficientes de autoria do crime.
Neste ínterim, Beachum arrisca sua carreira pelo desejo de condenar Crawford, tornando um embate pessoal entre esses dois homens.
Apesar de ser um thriller típico, pouco inovando no gênero e apresentando um herói copiado das histórias de John Grisham, Um Crime de Mestre é uma produção que prende nossa atenção tentando entender qual foi o grande truque do criminoso.
Nota: 6

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco