4 de fevereiro de 2016

Creed

De Volta ao Ringue

Dir: Ryan Coogler, EUA, 2015, 2h13min
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Já fiz muitas críticas à indústria de continuações, remakes, reboots e spin-offs que se tornou Hollywood. Esse era mais um filme que quando soube que estava em produção eu disse "De novo?". Mas as boas críticas, o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Sylvester Stallone e um par de ingressos grátis que ganhei em promoção (e de graça é muito mais barato!) me fizeram ir ver o longa. Na corrida do Oscar o filme concorre somente a melhor coadjuvante, sendo Sly o favorito ao prêmio, mas poderia ter sido indicado também a melhor ator principal e melhor diretor.

O filme nos apresenta Adonis "Donnie" Johnson, filho bastardo do ex-campeão Apollo Creed, nascido após a morte do pai e que ficou órfão de mãe ainda criança, tendo uma dura infância passada entre famílias adotivas e reformatórios. Na primeira cena a viúva de Apollo encontra-o adolescente e o adota. Passados alguns anos, Donnie, por conta de sua privilegiada criação, tornou-se um jovem bem educado e com um bom emprego, mas ainda sente uma necessidade inata em boxear, o que faz em bares de Tijuana. Em busca de seu sonho de lutar ele deixa para trás sua vida de privilégios na ensolarada Los Angeles e parte para a cinzenta Filadélfia, onde irá buscar a ajuda do antigo rival e melhor amigo de seu pai, Rocky Balboa.

Há um interessante paralelo geracional entre as trajetórias de Rocky e Donnie. Ambos querem vencer, mas Rocky sempre teve uma vida dura e lutou pela sobrevivência. Donnie, apesar da infância conturbada, estava com a vida ganha. Isto reflete um pouco de sua geração, crescida em um período de prosperidade que busca a autorrealização. Não vou me alongar no tema porque quem estabeleceu o paralelo foi uma amigo que escreveu um ótimo texto sobre isso (clique aqui para ler).

Como em todos os filmes da série Rocky, a estória envolve superação. No entanto, se em alguns filmes da série as dificuldades caíram para o melodrama e a pieguice, neste o roteiro e a direção deixam as emoções mais contidas. Também há as conhecidas lições de vida do simplório Rocky, mas dessa vez os discursos não são monólogos grandiloquentes, são conselhos dados ao pé do ouvido.

Grande destaque tem de ser dado à competente e criativa direção do jovem Ryan Coogler, ainda em seu segundo filme. Há ótimos planos sequências e a câmera sempre acompanha Donnie de perto, inclusive nas lutas. Os socos nunca pareceram tão doloridos na série. Seu bom trabalho lhe rendeu a escalação para a direção de um blockbuster da Marvel, Pantera Negra.

Os atores vão bem. Michael B. Jordan (Donnie) pode ter um futuro promissor pela frente. E Stallone, mostrando um Rocky cansado e solitário, em fim de carreira, consegue uma atuação dramática digna,  o que só havia feito nos filme de estréia das séries Rocky e Rambo. Não acho merecedora da indicação ao Oscar e menos ainda do Globo de Ouro onde bateu Idris Elba, que está fantástico em Beasts of No Nation e foi o maior esnobado do Oscar 2016. Stallone apresenta o melhor trabalho de sua carreira, mas, apesar do favoritismo pro Oscar, apoia-se mais no seu carisma e por ser bem quisto entre os colegas do que por seu talento.

O filme obviamente tem seus clichês que se repetem ao longo da série, como as montagens de treinamento, as lições de vida tendendo pra autoajuda e as lutas de boxe irreais, nas quais os lutadores acertam quase todos os golpes, apanham muito mais do que o normal, levantam no último segundo e ainda chegam firmes para o último round. Mas isso tem de ser relativizado, pois é um filme com uma tendência para contos de fada.

Creed é um bom spin-off da série Rocky, muito melhor que qualquer uma de suas muitas (e sofríveis) continuações e deve, como é regra pro que faz sucesso atualmente, gerar sequências.

Nota: 7

2 de fevereiro de 2016

Mad Max: Estrada da Fúria

Adrenalina Pura

Mad Max: Fury Road, Dir: George Miller, Austrália/EUA, 2015, 2h00min
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Mad Max: Estrada da Fúria é o filme-pipoca da premiação do Oscar 2016. É o segundo filme com mais indicações, com 10, perdendo somente para as 12 de O Regresso. A maioria dessas são prêmios técnicos, como fotografia, efeitos visuais e categorias de som, mas também está indicado a melhor filme e direção.

O filme é uma retomada da cultuada série anteriormente estrelada por Mel Gibson. Não fica claro se este filme funciona é um reboot incompleto que desprezou as duas continuações do filme ou se é uma continuação dessas. Aqui temos o mesmo cenário pós-apocalíptico visto nos filmes 2 e 3, mas o evento principal do primeiro filme, o assassinato da esposa e do filho do protagonista, seguem presentes. 

De início é interessante notar que o filme abriu mão de usar o recurso dos créditos iniciais contando o que ocorreu antes ou de um narrador explicando. Há uma edição interessante com relatos jornalísticos dos fatos que levaram à crise que gerou o mundo apresentado na tela e o protagonista contando sua angústia e seu objetivo: a sobrevivência. 

Nos filmes anteriores, baseado no espírito da época de anos 70 e 80, o grande produto de valor no mundo era o petróleo. Neste o petróleo ainda se faz presente e importante, mas, numa atualização com ares ecológicos, o vilão principal tem o controle da água. A propósito, sua figura é bem interessante, pois ele é um líder onipresente, sendo tanto comandante militar, dono dos recursos materiais e líder espiritual, com ele mesmo assumindo o papel de divindade.

O filme inteiro envolve basicamente uma longa perseguição automobilística. Max é capturado pela gangue do vilão na primeira cena e depois é envolvido em uma busca por uma das capitãs do vilão Imortan Joe, a traidora Imperatriz Furiosa.

O roteiro do filme é bem básico, com poucas falas, mas bem colocadas. E há um interessante contraponto em crenças entre Max e a Imperatriz Furiosa. Enquanto ele é o cético que busca somente sobreviver, ela é guiada por uma forte esperança e busca redenção. E há também um dos capangas de Imortan Joe que se junta ao grupo totalmente crente em seu chefe, e muda ao longo do tempo.

A parte técnica do filme é espetacular, sendo merecedora de todos os prêmios a que concorre. A fotografia saturada com predomínio de laranja combina bastante com o cenário desértico. Os efeitos visuais combinam perfeitamente efeitos práticos com computação gráfica, gerando as perseguições de carro que são provavelmente as mais bem realizadas e mais espetaculares da história da sétima arte, sem parecerem exageros irreais como é típico na série Velozes e Furiosos. O som é um espetáculo à parte, com destaque para a mixagem de som que combina a trilha sonora com a ação dos músicos do carro de som que se junta à perseguição. Os oscars de edição de som e de mixagem de som serão uma barbada.

Como esperado, as atuações são mais físicas do que dramáticas. Não acho Tom Hardy um ator de grande qualidade, e ainda não assisti a O Regresso pra saber se sua indicação a coadjuvante é merecida, mas ele cumpre o papel sem atrapalhar o filme. Charlize Theron, com sua personagem que divide o protagonismo com Max, se destaca no elenco, e poderia ter recebido indicação ao prêmio.

Mad Max: Estrada da Fúria é um espetáculo sonoro e visual, com um roteiro que pode ser interessante até para quem não é fã de filmes de ação (como este pitaqueiro). Mas é um filme de muita ação e poucas palavras, portanto, não é para todos os públicos. As indicações nas categorias técnicas são merecidas e certamente ganhará alguns prêmios, sendo possivelmente o filme que saia com o maior número de estatuetas da cerimônia. Dificilmente leva os dois prêmios top, filme e direção, mas também não será uma surpresa tão grande se levá-los.
  
Nota: 7

29 de janeiro de 2016

Sicario

Tiros na Fronteira

Dir: Denis Villeneuve, EUA, 2015, 2h01min
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Sicario é um dos maiores injustiçados na corrida do Oscar. Foi indicado somente em 3 categorias técnicas (fotografia, edição de som e trilha sonora) nas quais é pouco provável que vença, mas poderia ser facilmente indicado em categorias importantes como roteiro, direção, atriz principal, ator coadjuvante e até melhor filme. Talvez, o fato de ser um filme muito pesado e ambíguo pesou contra. 

O filme conta a estória de uma jovem agente do FBI, líder de divisão anti-sequestros, que em uma de suas missões é confrontada com uma cena bizarra de corpos escondidos em paredes. O caso envolvia a participação de cartéis de drogas mexicanos e ela passa a integrar uma força-tarefa de agências dos EUA para reprimir o tráfico. No entanto, desde o início, não fica claro quais são os objetivos e as pessoas envolvidas na operação. O espectador acompanha a estória com os olhares da protagonista, tão perdido nesse contexto quanto ela, em meio a fronteira mexicano-americana, sobretudo na grande, pobre, suja e perigosa Ciudad Juárez. 

O clima de tensão é uma constante no filme. O diretor Denis Villeneuve consegue magistralmente deixar o espectador ao longo do filme tenso, chocado, enojado e confuso. A trilha sonora de Jóhann Jóhannsson tem um papel relevante nesta construção e foi merecida sua indicação ao Oscar. Também merece destaque a condução das cenas de ação de forma realista, sem pirotecnias. As tomadas acompanham o ponto de vista dos personagens, o que faz com que o espectador tenha uma visão  apenas parcial do cenário e das possíveis ameaças. 

As atuações são muito boas e mereciam ser lembradas nas indicações ao Oscar. Emily Blunt apresenta um trabalho muito intenso tanto fisicamente quanto emocionalmente, materializando todo o desgaste de sua personagem. Benicio Del Toro, que poderia também ter sido indicado a coadjuvante, e Josh Brolin constroem bem seus personagens enigmáticos, que contribuem para o clima de confusão do filme.

A fotografia é belíssima, especialmente nas tomadas panorâmicas do deserto da fronteira entre México e EUA. O diretor de fotografia é Roger Deakins, figurinha carimbada na categoria, mas que nunca levou o prêmio em 12 indicações anteriores (e o povo faz piada com o DiCaprio!), tendo realizado filmes como Um Sonho de Liberdade, Onde os Fracos Não Tem Vez e 007 - Operação Skyfall.

Sicario é um dos melhores filmes de 2015 e também um dos grandes injustiçados do Oscar 2016. Mas é um filme pesado e perturbador, nem um pouco agradável. Indicado para os que gostam de filmes que mostram a realidade nua e crua.

Nota: 8

28 de janeiro de 2016

Os Oito Odiados

Tudo Sangue Ruim

The Hateful Eight, Dir: Quentin Tarantino, EUA, 2015, 2h47min
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Na sequência de Django Livre Quentin Tarantino permanece no período do faroeste em seu novo filme, Os Oito Odiados. Como alerta ao espectador desavisado, este é um filme de Tarantino, então pode se preparar pra muita violência e sangue jorrando pela tela. Como em uma ilustração que está circulando (clique pra ver a imagem), a anatomia humana, na visão tarantinesca, é constituído só por pele e sangue.

Na corrida do Oscar o filme está na disputa pelas categorias de fotografia, trilha sonora e atriz coadjuvante. Poderia ter sido indicado a ator principal, diretor e até mesmo a filme, já que obras menores receberam tal indicação. A única categoria com grandes chances é trilha sonora, do mestre Ennio Morricone que acumula outras 5 indicações sem nunca ter levado o prêmio, ganhou apenas um prêmio pelo conjunto da obra.

O filme, como entrega o título, possui 8 personagens desprezíveis. Ninguém é herói. Todos são pessoas ruins que não irão atrair a simpatia do público. Os oito personagens reúnem-se em um armazém para escapar de uma nevasca. A estória começa mostrando uma diligência em que o caçador de recompensas John Ruth está levando sua prisioneira Daisy para condenação. No caminho encontra o Major Marquis Warren e depois o xerife Chris Mannix e lhes dá carona. Quando chegam na hospedaria, quatro outros dos odiados estão no lugar também se abrigando. 

Quem são todos estes personagens é o que será revelado na primeira parte do filme, sendo que há mentiras em meio a isso. Este ato se desenvolve de maneira lenta e sutil, até mesmo estranho para os padrões de Tarantino, lembrando Era Uma Vez no Oeste, obra de um dos caras que mais o inspirou, o diretor italiano mestre dos western spaghetti Sergio LeoneNa segunda parte o filme muda completamente o tom começa a se revelar uma obra tarantinesca. O sangue começa a aparecer pra valer com os muitos acertos de contas entre os personagens.

O roteiro de Tarantino, com é habitual, tem bons diálogos, muitas vezes discutindo coisas banais. O humor permeia toda a obra, com personagens repetindo o que o outro disse de forma estúpida. Talvez seja o filme mais cômico de Tarantino. Também não faltam outras marcas autorais do diretor, como a quebra da linha cronológica, muito marcante em Pulp Fiction, bem como a distribuição do filme em capítulos, característica de Kill Bill.

No elenco do filme Tarantino usou vários atores presentes em outras de suas produções, o maior destaque é seu ator favorito, Samuel L. Jackson (que merecia a indicação ao Oscar mais do que Matt Damon), mas entram na lista também Kurt Russel, Tim Roth e Michael Madsen. No elenco também está Jennifer Jason Leigh, agraciada com a indicação ao Oscar de coadjuvante, que passa o filme apanhando, mas que também não consegue fazer o público sentir pena, pois ela também é uma odiada.

Alguns tem apontado que o fato da mulher apanhar constantemente no filme é machismo. Isso pode ser falta de interpretação em um contexto geral. Nos filmes de Tarantino negros são sempre chamados de "niggers" (crioulos), palavra que mal pode ser pronunciada na atualidade nos EUA, bem como sempre há muita violência. O que não significa que o diretor seja racista, defensor da brutalidade ou misógino, ele apenas trata desses temas de forma jocosa, afinal, como foras da lei do oeste selvagem poderiam não ser brutos, machões e racistas?

Tarantino promoveu uma grande ação de marketing em cima de seu resgate das "gloriosas" lentes Ultra Panavision 70mm (clique para ver o vídeo). O que elas fazem é ampliar a panorâmica da cena, tornando-a mais alargada. Para comparação, um filme normalmente tem proporção de  1,85 de largura por 1 de altura (1,85:1) quase o mesmo que as TVs atuais. Alguns filmes modernos utilizam 2,35:1 (clique aqui para ver o verbete na Wikipedia). Os Oito Odiados tem proporção 2,76:1, permitindo panorâmicas bem amplas e inserção de mais personagens em uma tomada. A redescoberta das câmeras e lentes, utilizadas em superproduções épicas como Ben-Hur e Lawrence da Arábia, e que há 50 anos não saíam do armário foi muito interessante, mas neste filme não mostraram toda sua capacidade. Ainda assim é um grande contribuição à técnica cinematográfica, e já há uma fila de diretores ansiosos para usá-las.

Os Oito Odiados, alardeado o "oitavo filme de Quentin Tarantino", fica na metade inferior de sua obra. Ainda assim, é um bom filme, que certamente agradará seus muitos fãs. Mesmo não sendo um primor, poderia concorrer ao Oscar em mais categorias, por ser superior a outras produções indicadas.

Nota: 7

26 de janeiro de 2016

A Grande Aposta

Roleta Russa Financeira

The Big Short, Dir: Adam McKay, EUA, 2015, 2h10min
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A Grande Aposta está na disputa do Oscar em 5 categorias: melhor filme, diretor, ator coadjuvante, roteiro adaptado e edição. Não é favorito, mas pode levar melhor filme, especialmente após ter ficado com o prêmio da PGA (o "sindicato" dos produtores), e tem boas chances com roteiro e edição.

O filme conta três estórias paralelas de sujeitos excêntricos que previram o grande colapso financeiro e econômico que se iniciou nos Estados Unidos em 2008, causado pela negociação de títulos baseados em créditos podres. O tema é um pouco árido para se tratar com leigos, especialmente pelo grande número de operações financeiras e termos técnicos. Sabendo disso, o filme, que quebra a "quarta parede" e faz os atores dialogarem com o público, interrompe a narrativa em 3 momentos e traz celebridades para explicar os conceitos de forma simples e bem humorada, no melhor estilo da série de livros Para Leigos (For Dummies).

Não que as explicações torne os espectadores profundos conhecedores de mercado de ações. Mas permite que o público entenda que as operações que levaram ao colapso global tinham como base títulos podres baseados em dívidas de alto risco e impagáveis, com créditos concedidos a pessoas que não tinham a menor possibilidade de honrá-las no longo prazo. Parece assim, que o sistema todo brincava de roleta russa financeira. E os grandes agentes do sistema, leia-se bancos, corretoras, agências de risco, imprensa e até mesmo o governo sabiam disso, mas ignoravam o risco na esperança que a fase de crescimento econômico nunca terminasse. O que confere um tom profundamente crítico do filme ao sistema capitalista.

O filme é um drama com generosas pitadas de humor negro. Parece até uma versão higienizada do ótimo O Lobo de Wall Street (clique aqui para ler o pitaco), sem drogas, orgias e mau-caratismo. E isso não é demérito, pois se naquele esses excessos eram o elemento central, aqui há uma maior preocupação política e social. Exemplo disso é o fato dos personagens que lucraram com a crise não saírem festejando, mas sentirem-se até mesmo envergonhados, pois sabem que seu sucesso financeiro se deu conjuntamente com um aumento espetacular de desemprego e de pessoas perdendo seus lares por dívidas.

Tal qual seu concorrente no Oscar Spotlight (clique aqui para ler o pitaco), A Grande Aposta reúne um bom elenco em que nenhum personagem assume o protagonismo. A direção de atores é eficiente, mas fica abaixo do citado concorrente. Christian Bale e Steve Carell se destacam, e ambos poderiam ter recebido indicações a melhor coadjuvante, o que ficou com o primeiro. Não deve ser contemplado em razão dos fortes concorrentes e por já ter levado o mesmo prêmio em 2011 com O Vencedor.

O ponto de maior destaque do filme é sua edição extremamente ágil, parecendo videoclipe. Esta também exerce função narrativa, pontuando a cronologia com fotos de momentos importantes da história dos EUA. A fotografia trabalha em conjunto com a edição, com mudanças rápidas de enquadramento, foques e desfoques ágeis, dando um tom documental à obra. E o roteiro assinado pelo diretor Adam McKay e por Charles Randolph, que está indicado ao Oscar na categoria adaptado, também garante o ritmo acelerado, com diálogos ágeis e personagens rapidamente apresentados, sem que sejam superficiais.

Um pouco exagerada foi a indicação de McKay na categoria de direção, pois havia concorrentes que apresentaram trabalho melhores, especialmente Ridley Scott e seu Perdido em Marte (clique aqui para ler o pitaco) e Alex Garland e seu minimalista e subestimado Ex-Machina (clique aqui para ler o pitaco). De qualquer forma, dificilmente será premiado.

A Grande Aposta é uma obra interessante, especialmente em razão de um grande estúdio, a Warner, trazer um tema que ataca fortemente o capitalismo. Corre por fora, mas pode surpreender na premiação de melhor filme. 

Nota: 8

21 de janeiro de 2016

Divertida Mente

Coisas da Cabeça

Inside Out, Dir:  Pete Docter/Ronnie Del Carmen, EUA, 2015, 1h35min
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Divertida Mente é a mais forte animação na corrida do Oscar. Também está indicada a melhor roteiro original com chances reais de premiação.

O filme conta a estória de personagens que representam os sentimentos de uma adolescente, Riley. Pensei que a estória fosse ultra-original mas descobri, através do canal do YouTube Meus 2 Centavos, que esse tema já foi trabalhado em outras obras, como o filme Osmosis Jones e a velha série de TV Herman´s Head. Mas, como poucos devem conhecê-los, aparenta originalidade.

Os sentimentos controladores são Alegria, Tristeza, Nojinho, Medo e Raiva. Engenhosamente, todas as pessoas do filme são controlados por outras versões desses mesmos sentimentos. E, apesar de parecer difícil entender o conceito, a Pixar, como é comum em seus filmes, o explica de maneira simples, ao mesmo tempo em que conta uma emocionante estória mesmo antes dos créditos iniciais do filme. Lembram do começo de Up, que dizem que construiu em minutos uma estória de amor melhor do que a de toda a série Crepúsculo? (clique aqui para rever).

Tudo estava normal na vida de Riley, seja com sua família, seus amigos e seu time de hockey em Minessotta. Então seu pai decide que todos devem se mudar para São Francisco, e os problemas surgem de forma repentina. A garota terá de reorganizar tudo em sua vida, ainda mais estando com 11 anos às beiras da entrada da adolescência. Aí todas as suas ilhas de pensamento, que dão sentido à sua vida, tem de ser reorganizadas. Durante o processo Alegria e Tristeza são acidentalmente jogadas para fora da sala de controle, tendo que achar seu caminho de volta em meio a todo o emaranhado de lembranças da menina.

O filme tem seus momentos em que parece um pouco arrastado na jornada de Alegria e Tristeza, com excesso de desafios de ambas para voltar para a sala de controle. Também há um excesso de protagonismo do amigo imaginário, Bing Bong, apesar de ser esse um personagem interessante. Mas isso não atrapalha o filme, que tem um ótimo roteiro, com chances reais de premiação, recheado de boas ideias em explicar a mente humana, como a de dizer que fatos e opiniões são muito parecidos. Em tempos de redes sociais em que as pessoas pouco se importam se uma notícia é verdade ou se somente lhes parece verdade, nada mais real.

Como é padrão nas obras da Pixar, a animação é muito bem feita. No entanto, acho que a qualidade estética de Minions (clique aqui para ler o pitaco) foi superior, indicando que a Disney pode estar ficando um pouco para trás na corrida das animações.

Divertida Mente é um bom filme, com destaque para seu roteiro cheio de boas ideias inovadoras e ousadas, em um tempo em que Hollywood tem sido mais continuísta do que nunca. Por conta de seus méritos e do prestígio de sua produtora, é favorito ao Oscar de melhor animação.

Nota: 8

19 de janeiro de 2016

Spotlight

Horror Oculto

Dir: Tom McCarthy, EUA, 2015, 2h08min
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Spotlight é um dos mais fortes concorrentes ao Oscar de melhor filme, tendo vencido em um dos "termômetros" da premiação, o Critics´ Choice, além de diversos prêmios menores. Também está indicado nas categorias de direção, roteiro original, ator coadjuvante, atriz coadjuvante e edição.

O filme trata da investigação jornalística do jornal The Boston Globe, através de sua equipe de investigações aprofundadas, a Spotlight, de uma série de casos de abusos infantis por padres que revelou ao mundo ser essa não apenas uma prática localizada mas um escândalo global acobertado pelo alto clero.

O ponto alto da estória é não transformar um caso tão sério em uma estória de vilões e de heróis. O filme mostra que o maior problema não era o de haver alguns padres degenerados que abusavam de crianças, mas o fato da igreja católica acobertar seus atos, sempre abafando os casos por meio de transferências para outras paróquias ou por licenças-saúde. E tudo isso em meio a cumplicidade da sociedade bostoniana, que preferia olhar para o outro lado quando sabia que havia algo de podre no ar.

O roteiro de Josh Singer e do também diretor Tom McCarthy é um dos destaques do filme. Um tema, por mais interessante que possa ser, pode ser mal trabalhado. No caso do filme, o tema poderia facilmente ter gerado um dramalhão sobre o sofrimentos das vítimas. Mas não é o que ocorre. O sofrimento é mostrado de maneira crua, sem necessidade de recursos narrativos como câmeras lentas ou músicas dramáticas. Os dramas pessoais são apresentados sem pudor, com descrições claras de como os padres se aproveitavam das crianças mais vulneráveis, normalmente provenientes de lares problemáticos. Mas o filme nunca perde o foco da questão institucional. 

O diferencial do trabalho da Spotlight foi ter descoberto todos os padres suspeitos de crimes sexuais, o que fizeram através da minuciosa leitura dos extensos catálogos de movimentação do clero, onde constavam todos os dados de transferências e licenças dos religiosos, como dito, expedientes utilizados pela igreja para abafar os casos. Esse grande trabalho de formiguinha é bem mostrado no filme, de maneira enxuta.

O filme, como é normal em filmes que envolvem jornalistas (nessa linha temos o clássico Todos os Homens do Presidente), conta com as tradicionais cenas com pessoas conversando enquanto andam apressadas pelas redações de jornais, e com muitos diálogos falados de maneira rápida. Também é interessante que o filme trata de maneira tangencial no tema da sobrevivência dos jornais em um mundo que caminhava para a mídia digital no começo dos anos 2000, assim como que a pauta jornalística pode ser fortemente afetada por um fato bombástico, como o 11 de Setembro, que ocorre durante as investigações e as suspende por um tempo. 

Importante destacar que o filme não vai para o lado simplista de dizer que o problema é a existência da religião, como muitos têm feito quando atribuem a culpa pelo terrorismo fanático de grupos como o Estado Islâmico à existência do Islã (Não é, Donald Trump?). O filme é sério e deixa localizado o problema entre seus responsáveis, sem deixar de apontar a mencionada covardia da sociedade que suspeitava do problema mas fingia ignorar, algo semelhante ao que fez a sociedade alemã da época do nazismo em relação à questão judaica.  

Outro destaque são as excelentes atuações. Não há exatamente um protagonista, mas Michael Keaton e Mark Ruffalo têm um pouco mais de destaque que os demais personagens. Ambos estão excelentes e qualquer deles merecia a indicação ao Oscar, que ficou para Ruffalo, que faz um jornalista determinado mas bastante impulsivo e atrapalhado, servindo até mesmo para um bem colocado alívio cômico. Se o prêmio dependesse somente do mérito, ele seria fortíssimo candidato à vitória. Rachel McAdams também foi indicada e faz um bom trabalho, mas seu papel tem importância um pouco menor na trama, sendo a personagem que mais se envolve, ainda que de forma muito contida, com as dores das vítimas e dos católicos que tentavam ignorar a verdade. Mesmo os personagens pequenos se destacam, sobretudo os atores desconhecidos que interpretaram as vítimas.

Somente por conta da direção de atores Tom McCarthy já faz jus à sua indicação ao Oscar. Mas, além disso, todos os outros elementos do filme estão bem colocados, como a fotografia e a edição, sem que esses roubem o espaço do ótimo roteiro.

Spotlight é um ótimo filme, que prende a atenção do espectador e o leva junto com a equipe na descoberta da verdade ao longo de suas 2 horas de projeção. Todas as peças funcionam bem, sobretudo as mais importantes, roteiro, atuações e direção, merecendo suas indicações ao Oscar.

Nota: 9

14 de janeiro de 2016

Oscar 2016: Indicados

And the Nominees Are...



Saiu a lista dos indicados ao Oscar. Conforme forem saindo os pitacos irei atualizando a lista. Basta clicar no título para ler o pitaco.

Todos os filmes indicados a melhor filme, melhores atuações e roteiros serão analisados aqui. Como são muitos filmes, o projeto é lançar até 3 pitacos por semana, às terças, quintas e sextas.

Considerações sobre as indicações:
- Star Wars merecia estar na lista de melhor filme, é melhor do que os outros 3 indicados que já vi (Mad Max, Ponte dos Espiões e Perdido em Marte)
- Ex-Machina merecia mais indicações. Levou por roteiro original e efeitos visuais, mas merecia por melhor filme, melhor diretor, ator coadjuvante (Oscar Isaac) e atriz coadjuvante (Alicia Vikander, que levou a mesma indicação por A Garota Dinamarquesa)
- Ponte dos Espiões é ruim e não mereceu as indicações a melhor filme e melhor roteiro. Tom Hanks poderia ter levado uma indicação pelo filme. 
- O Brasil tá no Oscar com a animação O Menino e o Mundo. Não adianta torcer porque não vai ganhar de Divertida Mente, mas a indicação já é um prêmio.

Lista Completa dos Indicados


Melhor Filme


Melhor Diretor


Melhor Atriz


Melhor Ator


Melhor Atriz Coadjuvante


Melhor Ator Coadjuvante


Melhor Roteiro Original


Melhor Roteiro Adaptado


Melhor Canção Original

  • "Earned It" - Cinquenta Tons de Cinza
  • "Manta Ray" - Racing Extinction
  • "Simple Song #3" - Youth
  • "Writing's On The Wall" - 007 Contra Spectre
  • "Til It Happens To You" - The Hunting Ground

Melhor Fotografia


Melhor Figurino


Melhor Maquiagem e Cabelo


Melhor Mixagem de Som


Melhor Edição de Som


Melhores Efeitos Visuais


Melhor Design de Produção


Melhor Edição


Melhor Trilha Sonora


Melhor Longa Estrangeiro

  • Theeb - Jordânia
  • A War - Dinamarca
  • Cinco Graças - França
  • O Filho de Saul - Hungria
  • O Abraço da Serpente - Colômbia

Melhor Animação


Melhor Documentário em Curta-Metragem

  • Body Team 12
  • Chau, Beyond The Lines
  • Claude Lanzmann: Spectres Of The Shoah
  • A Girl In The River: The Price Of Forgiveness
  • Last Day Of Freedom

Melhor Documentário em Longa-Metragem

  • Amy
  • Cartel Land
  • O Peso do Silêncio
  • What Happened, Miss Simone?
  • Winter on Fire: Ukraine's Fight fo Freedom

Melhor Curta-Metragem

  • Ave Maria
  • Day One
  • Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)
  • Shok
  • Stutterer

Melhor Curta em Animação

  • Bear Story
  • Prologue
  • Os Heróis de Sanjay
  • We Can't Live Without Cosmos
  • World of Tomorrow

12 de janeiro de 2016

Star Wars: O Despertar da Força (2º pitaco)

A Força está de Volta!

Star Wars: The Force Awakens, Dir: J.J. Abrams, EUA, 2015, 2h15min
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ALERTA: LOTADO DE SPOILERS

Após o pitaco sem spoilers (clique aqui para ler), que trata da parte técnica, vamos ao pitaco que trata da trama, feito após este pitaqueiro ter visto o filme 4 vezes. Fã faz essas coisas...

A trama, tem semelhanças muito grandes com o Episódio IV, Uma Nova Esperança (clique aqui para ler o pitaco sobre a Trilogia Clássica): importantes planos secretos foram escondidos em um dróide que vai parar em um planeta desértico onde vive uma humilde jovem órfã que sonha em deixar aquele lugar, e que, subitamente, vê-se envolvida no maior conflito da galáxia. No final, há uma gigantesca estação espacial ameaçadora que o heróis precisam destruir.


Apesar disso, o filme traz elementos novos marcantes. O principal é o fato de não existir mais um conflito já estabelecido entre os dois lados da Força. Luke sumiu e o espaço do lado luminosos ficou vago, sobrando só Kylo Ren e o Supremo Líder Snoke, representantes do lado negro. A Força tornou-se um mito, e é o antes cético Han Solo quem vai dizer aos novos heróis, Finn e Rey, que ela não é somente "mambo jambo", uma tolice.

Como já dito no outro pitaco, os novos personagens são sensacionais! Rey é apaixonante, com sua delicadeza, esperança, independência e coragem. Uma ótima heroína para as novas gerações, especialmente para as meninas. E a atuação da bela Daisy Ridley é sensacional! Impressionante saber que uma novata consegue ter tamanha presença em tela e tanta expressividade. Completando, a música tema do mestre John Williams cai com uma luva para a personagem (clique aqui para ouvir), com seu início delicado e seus momentos marcantes, que demonstram alguém descobrindo sua força. 

Kylo Ren é o outro lado da moeda e também muito interessante. O neto do temido Vader é um vilão ainda em preparação, sem equilíbrio emocional necessário, o que demonstra com seus chiliques destruidores. Adam Driver também mostra um bom trabalho ao ter de mostrar as emoções conflitantes do personagem na cena com Han Solo, a propósito, uma cena memorável, com grandes atuações, diálogos, ritmo, e fotografia.

Finn não é um personagem tão importante ou complexo, apesar de aparecer bastante, mas John Boyega cumpre bem a função de coadjuvante, servindo como alívio cômico e par romântico de Rey. A química entre os dois é imediata, ao contrário da forçação de barra que foi o amor entre Padmé e Anakin na Trilogia de Origem, fruto da má direção de George Lucas.

Infelizmente faltou destaque para Poe Dameron, vivido pelo fenomenal Oscar Isaac, que mesmo com sua pequena participação ganha o espectador na primeira cena e conduz o início da trama. O papel merece mais destaque nos próximos filmes, pois Isaac é um ator de primeira grandeza. O mesmo se pode dizer da Capitã Phasma, que apesar de seu look de destaque e de contar com a interpretação de uma atriz conhecida, Gwendoline Christie, não mostrou a que veio.

Muitas são as perguntas abertas, bem ao estilo Lost. As principais envolvem os eventos que ocorreram entre o lapso de tempo entre O Retorno de Jedi e O Despertar da Força. Talvez a principal pergunta seja "Quem é Rey?". Não sabemos quem são seus pais, por que foi deixada em Jakku, como adquiriu suas habilidades e nem de onde vem a Força que ela possui. Também há perguntas sobre o passado de Kylo, especialmente o motivo que o levou destruir a nascente Academia Jedi de Luke. E o mestre do mal, Snoke, também é um enigma. Alguns sugeriram ser ele uma reencarnação do finado Imperador Palpatine ou ainda de seu mestre Darth Plagueis, mas já foram desmentidos.

A perturbadora morte de Han Solo é prova do efeito que Game of Thrones provocou no mundo do entretenimento. Ninguém mais tem dó de matar personagens principais e amados pelo público. E alguns especulam que Kylo Ren o matou para se unir definitivamente ao lado negro, para que depois ele destrua o lado negro por dentro. Não acredito na teoria, apesar de achar excepcional, por um motivo simples: o filme é da Disney e os executivos do estúdio não vão permitir que se dê qualquer justificativa para um cara que mata o próprio pai, ainda que seja um meio para atingir um fim nobre.

Quanto à Starkiller, essa é uma reencarnação da Estrela da Morte. Já disse que o Universo de Star Wars não precisa sempre de uma arma gigantona pra assustar. E sua apresentação é feito de forma um pouco rápida e atrapalhada, pois não se cria um clima de tensão com a destruição dos planetas da República, como foi bem feito em Uma Nova Esperança com a destruição de Alderan. E sua pouca importância na trama é comprovada no momento em que sua destruição base é ofuscada pelo bem mais interessante confronto de sabres entre Kylo x Finn e Rey. Aliás, o momento em que Rey usa seu poder para puxar o sabre e se revela uma nova jedi é de arrepiar qualquer fã da saga. Um dos grandes momentos de toda a franquia, comparável ao "Eu sou seu pai".

O final é lindo! A fotografia é sensacional e a mistura dos temas musicais de Rey e Luke é espetacular (clique aqui para ouvir). O filme termina no momento certo. Luke tinha que aparecer, mas qualquer diálogo entre ele e Rey seria desnecessário. As expressões faciais dos atores falam mais que qualquer palavra. Para os entendedores aquele foi o encontro entre diferentes gerações de jedis, o mestre e a aprendiz.

J.J. Abrams foi muito competente em trazer de volta a magia de Star Wars. Os recordes de bilheteria comprovam. E os novos personagens apresentam muitas possibilidades de desenvolvimento. A Força está de volta!


Nota: 8

30 de dezembro de 2015

Top 10 de 2015

Para encerrar o ano, segue meu top 10 de filmes de 2014/2015 que vi neste ano. Clique nos títulos para ler os pitacos.

1. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Filme genial, tanto na forma quanto no conteúdo, que aborda diversos temas importantes à contemporaneidade e à sociedade do espetáculo. Michael Keaton merecia ter levado o Oscar de melhor ator.

2. Boyhood

Filme que mostra 12 anos se passando em menos de 3 horas. Um menino se torna um homem diante de nossos olhos. A obra-prima de Richard Linklater.

3. Whiplash

Intensidade máxima. Um filme que mantém o espectador tenso do começo ao fim.

4. Que Horas Ela Volta?

Sutil ao tratar do sério problema das relações sociais brasileiras. A melhor produção nacional em muitos anos.

5. Garota Exemplar

Roteiro com trama muito bem elaborada e ótimas atuações. Inexplicavelmente ficou de fora do Oscar de 2015. O segundo melhor filme de David Fincher, só perdendo para O Clube da Luta. 

6. Ex-Machina

Filme minimalista que trata do atualíssimo tema da inteligência artificial com atuações memoráveis.

7. Star Wars: O Despertar da Força

A Força está de volta! Com os melhores personagens e atuações de toda a saga.

8. O Grande Hotel Budapeste

Wes Anderson se consolida cada vez mais como um criador de fábulas. Humor negro e drama na medida certa.

9. Enquanto Somos Jovens

Reflexão para o pessoal entrando na meia idade em um mundo em constante transformação.

10. Perdido em Marte

Ficção científica interessante, com visual incrível e com um drama pessoal de sobrevivência.


Aproveito para agradecer a todos que leram os pitacos em 2015! Foi o melhor ano para o blog, com mais postagens e com melhora no visual e no conteúdo. Em breve, começa a maratona de análises dos indicados ao Oscar. 

Feliz 2016 a todos!

17 de dezembro de 2015

Star Wars: O Despertar da Força

A Saga Continua

Star Wars: The Force Awakens, Dir: J.J. Abrams, EUA, 2015, 2h 15min
IMDB: clique aqui
Trailer: clique aqui


ALERTA: SEM SPOILER NENHUM SOBRE A TRAMA. LEIA SEM MEDO. 

Após uma das esperas mais aguardadas do cinema, eis que estreou Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força (que chamaremos aqui só de O Despertar da Força).

Os pitacos normalmente não contém muitos spoilers. Mas falar sobre esse filme sem dar spoilers é o maior desafio já enfrentado por este pitaqueiro. Porque, o trailer, como já parecia, não revela quase nada da trama.

Mas vamos falar sobre o que dá, sobretudo, a parte técnica. [Atualização: recebeu 5 indicações no Oscar 2016 em categorias técnicas: trilha sonora, edição, mixagem de som, edição de som e efeitos visuais. Tem boas chances em trilha e pode levar alguma outra, mas Mad Max: Estrada da Fúria é o favorito na maioria delas. Poderia ter sido indicado a melhor filme e a melhor atriz] O filme se passa cerca de 30 anos após O Retorno de Jedi (clique aqui para o pitaco sobre a Trilogia Clássica). Ao longo do filme, pouco se dirá sobre o que ocorreu neste ínterim. Aliás, muitas questões ficam no ar, sendo que J.J. Abrams, segue em parte o que fez com a série Lost, de a cada revelação lançar mais e mais questões. Isso acaba sendo até um problema, pois um pouco mais poderia ter sido revelado sobre o contexto do atual conflito, sobretudo sobre as forças em colisão, a Resistência e a Primeira Ordem, sem que isso gerasse menor curiosidade.

O filme tem muitas referências à saga, especialmente à Trilogia Clássica. Algumas falas são as mesmas de outros filmes e há situações muito semelhantes com outras já vividas. Como fã, acho interessante homenagear o pessoal da velha-guarda, mas acho que acabou sendo levemente exagerados.

As atuações são, de longe, as melhores de toda a saga. Apesar de alguns bons atores terem passado pelos filmes (como Alec Guiness, Ian McDiarmid e Christopher Lee), os protagonistas ou ficavam devendo ou eram mal dirigidos por George Lucas (o que os atores sempre afirmaram). Aqui Daisy Ridley (Rey), John Boyega (Finn) e Adam Driver (Kylo Ren) conduzem com bastante competências seus personagens. Os veteranos da trilogia original, Carrie Fisher (Leia), Harrison Ford (Han) e Mark Hammil (Luke) também não fazem feio, respeitando sua história. Destaque também para o roteiro, que trabalhou seus personagens melhor que qualquer outro filme da saga. Contudo, alguns personagens secundários não ganham o destaque que pareciam que iriam ganhar

A parte dos efeitos visuais equilibra muito bem o CGI com os efeitos práticos. Diferentemente da Trilogia de Origem, na qual percebe-se que não foi construído quase nenhum cenário e os atores tiveram de atuar na frente de um cenário verde, neste, os grandes cenários e os figurantes de carne e osso se destacam, dando um ótimo aspecto estético ao filme. O 3D é bem utilizado, com efeitos que parecem sair da tela e bom uso da diferença de profundidade de campo. As cenas com naves, como já indicavam no trailer, são as com maior proximidade já vistas na saga. E a parte dos duelos com sabres tem coreografias bem encenadas, sem exageros.

A edição é muito bem feita, com alternância boa entre sequências de ação e momentos de diálogos e desenvolvimento da trama. A direção de J.J. também é criativa, com boas tomadas e movimentos de câmera.

Analisando todos os filmes, O Despertar da Força fica certamente abaixo do perfeito O Império Contra-Ataca e um pouco abaixo de Uma Nova Esperança. Como eu gosto de A Vingança dos Sith (apesar dos problemas de roteiro e de estética que marcam toda a Trilogia de Origem), situaria o novo filme mais ou menos neste patamar. 

O Despertar da Força aparenta que vai resgatar de vez a saga e trazer uma nova legião de fãs [atualização de dez 2019: previsão confirmada!], que irão aprender a importância da estória que veio antes. Muitas são as questões deixadas para ser respondidas no próximo filme. Para felicidade geral dos fãs, desta vez, a espera será de somente 2 anos (e ainda teremos o spin-off Rogue One daqui um ano), ao contrário das outras trilogias em que havia um buraco de 3 anos entre os filmes.

Nota: 8 


P.S.: Quem já viu o filme pode ler o pitaco lotado de spoilers clicando aqui.

15 de dezembro de 2015

Star Wars, A Trilogia Clássica

Recapitulando




A poucas horas do lançamento do novo Star Wars: O Despertar da Força, seguem os pitacos para a trilogia clássica.

Episódio IV - Uma Nova Esperança

Filme que revolucionou o cinema e ajudou a desenvolver o conceito da indústria do blockbuster, Uma Nova Esperança (mais conhecido somente como Star Wars, ou antigamente Guerra nas Estrelas) apresenta temas mitológicos clássicos, em especial a jornada do herói. Uma Nova Esperança surpreende desde o início, com os dizeres de que uma estória futurista ocorreu há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante, seguida pela espetacular música tema de John Williams e os caracteres amarelos que sobrem em diagonal até se perder na imensidão. E na sequência surge a clássica tomada do destróier estelar perseguindo a nava da Princesa Leia, filmado em um ângulo em que a nave parece colossal.

A estória tem uma clara inspiração em contos de fada, em que um jovem simples, Luke Skywalker (Mark Hamill) tem que resgatar uma princesa, Leia (Carrie Fisher) das garras de um poderoso vilão, Darth Vader (David Prowse, com voz de James Earl Jones), ensinado por um sábio mestre, Obi Wan Kenobi (Alec Guiness, um dos maiores atores do cinema à época) e com a ajuda de um cínico anti-herói imoral, Han Solo (Harrison Ford) e seu ajudante o peludo Chewbacca (Peter Mayhew) e em companhia de 2 androides que assistem a tudo de perto, o simpático R2-D2 (Kenny Baker) e o resmungão C-3PO (Anthony Daniels). No final, o jovem cumpre toda a tarefa, só não vence o vilão principal, que escapa do ataque final e voltará muito mais forte na sequência.

Aqui são apresentados boa parte dos elementos de Star Wars: a luta entre o bem e o mal, representada pela Aliança Rebelde e pelo Império, a existência de uma velha ordem de cavaleiros, os Jedi, que utilizavam a Força para cumprir sua missão de manter a paz e a ordem na Velha República, e para isso usavam seus icônicos sabres de luz. Star Wars nunca se preocupou com realismo científico, sendo que o maior exemplo é o som no espaço. Mas, vamos ser sinceros, as batalhas entre caças espaciais não seriam tão divertidas sem o som dos tiros e explosões.

No campo dos efeitos visuais e sonoros Star Wars foi absolutamente revolucionário. Muitas das coisas lá presentes nunca haviam sido feitas antes. E, a maior das surpresas, foi ter conseguido fazer isso com um orçamento bastante modesto para superproduções da época, cerca de 10 milhões de dólares.

Ao final, tudo parece caminhar bem para os heróis. Mas, 3 anos depois, surge o novo filme para mostra que não era bem assim.

Nota: 9

Episódio V - O Império Contra-Ataca

Considerado como o melhor filme da saga por 99 entre 100 fãs de Star Wars, O Império Contra-Ataca inicia-se com a busca incansável de Darth Vader por Luke Skywalker. Após a descoberta de sua base no primeiro filme, os rebeldes estão se instalando no gelado planeta de Hoth.

Quebrando os paradigmas dos filmes de aventura, que normalmente deixam a batalha para o final, O Império Contra-Ataca posiciona o confronto entre os exércitos antes da metade do filme. E isso não quebra seu clímax, pois haverá ainda fortes emoções pela frente. Aqui é apresentado o poderoso Mestre Yoda, um pequeno ser verde e grande conhecedor dos mistérios da Força, que tem de continuar o treinamento de Luke nas artes Jedi. Durante esse treinamento, Han Solo, Leia, Chewbaca e C-3PO tem de fugir da perseguição da poderosa frota imperial em meio a um campo de asteroides, resultando na sequência espacial mais bonita de toda a saga. Por fim, fogem para a Cidade das Nuvens, onde caem em uma cilada armada por Vader. Luke, então pressentindo o perigo, parte para salvar seus amigos, e tem de enfrentar Vader. Surge aqui o maior momento da saga, quando Vader revela a Luke que é seu pai.

O filme é o melhor de todos e não há nada que poderia ter feito ele ser melhor. A parte técnica é belíssima. Quanto à trama, a ausência de uma intimidadora Estrela da Morte não faz o Império parecer mais fraco, ao contrário, pois no filme anterior o poder imperial foi mostrado somente com um cruzador, alguns caças e a superbase. Neste, vemos o poder de parte da frota imperial, com um super destróier ocupando a tela em sua apresentação, bem maior que o destróier que parecia gigantesco no primeiro filme. E também é mostrada a primeira batalha terrestre da saga, com os gigantes tanques AT-AT Walkers.

Luke deixa de ser um personagem ingênuo e passa por provações e dúvidas. Vader, ao contrário do filme anterior, que parecia ser só mais um burocrata do Império, aqui se mostra como o Supremo Comandante das Forças Imperiais que é, sendo inclemente com os oficiais que comentem erros. Todos os personagens ganham profundidade, sendo o filme em que suas personalidades melhor são desenvolvidas.

O incrível do filme é que apresenta sua maior revelação, o fato de Luke ser filho de Vader, nos últimos minutos de projeção, deixando a questão em suspenso, com em uma novela ou seriado. A diferença é que nesses a dúvida seria resolvida no dia ou na semana seguinte e na trilogia o público teve de esperar 3 anos para a confirmação da resposta. Alguns questionam o final em aberto, com Luke em dúvida existencial e Han levado congelado em carbonita para o vilão Jabba. Mas essa é a grande força deste filme tão sombrio. E então surge a última parte para encerrar a estória.

Nota: 10

Episódio VI - O Retorno de Jedi

Preguiça. Talvez essa seja a palavra para descrever o roteiro escrito por George Lucas e Lawrence Kasdan para fechar a saga. A começar pela grande ameaça que é, novamente, a Estrela da Morte. George Lucas, nos comentários de Uma Nova Esperança afirma que escreveu originalmente um filme só e que posteriormente, quando percebeu que a estória era muito grande, teve de dividi-la em 3 partes. A Estrela da Morte apareceria somente no ato final, mas para que a primeira parte tivesse um clímax, deslocou-a para esta. A atitude é bastante compreensível, tendo em vista que o primeiro filme deveria se mostrar financeiramente viável, e para isso é necessário um momento de catarse. Mas, sendo assim, custava ter um pouco mais de capricho e criar uma outra ameaça na última parte, já que já usou a Estrela da Morte na primeira? Enfim, só isso já revela a preguiça que se seguirá ao longo do filme.

O filme começa bem. Após mostrar que o Império está projetando a nova Estrela da Morte, a grande batalha entre Império e Rebeldes é deixada em suspenso para que os heróis resolvam seus próprios problemas, com o resgate de Han Solo no palácio de Jabba, the Hut. Aqui temos uma boa sequência que vai expandido o universo de Star Wars, mostrando cada vez mais que a galáxia não vive somente do conflito entre o Império e os Rebeldes. Jabba tem um poder à parte deste conflito, como um poderoso senhor feudal. Luke mostra-se um personagem maduro, já praticamente um cavaleiro Jedi, poderoso e seguro. A luta final contra o vilão, que parece uma lesma gigante, e seus comandados é talvez o maior clímax do filme (e aí surge Leia vestida de escrava odalisca, motivo de sonhos eróticos de toda uma geração).

Após isso, a estória retoma o conflito Império x Rebeldes e nos leva a pequena lua de Endor, de onde é controlado o escudo de defesa da Estrela da Morte, que deve ser capturado para o ataque final ao Império. Aí surgem em cena os nativos do local, os fofinhos ewoks, que só existem para infantilizar a saga, na ideia de que é possível que um bando de ursinhos de 1 metro de altura armados de lanças e pedras vençam o todo poderoso Império Galático. Não só sua existência é um problema, pois consome-se muito tempo na apresentação desses "ursinhos carinhosos", quando poderia-se trabalhar temas bem mais interessantes, como o conflito entre Luke e Vader.

No fim, por conta desse tempo perdido, tudo é contado de maneira apressada: Luke tem seu confronto final com Vader sob os olhos do imperador, que quer trazê-lo para o lado negro da Força, ao mesmo tempo em que Han e Leia estão tentando tomar a usina geradora do escudo da Estrela da Morte e que a frota rebelde lança seu ataque final à base e cai em uma cilada da frota imperial. Até mesmo o confronto de sabres de luz perde a intensidade do que ocorreu em O Império Contra-Ataca. No final, Vader, compadecido com o sofrimento de Luke sob os poderes do Imperador, se redime e lança seu mestre em um fosso. No entanto, fica fragilizado por ter absorvido os poderes do Imperador e pede para que Luke remova sua máscara durante sua agonia. Luke por fim crema o corpo de seu pai (daí resultando na máscara deformada que será mostrada no novo filme) e depois se junta aos rebeldes na celebraçãozinha na vila dos ewoks.

Nota: 6



Esse foi um resumo. Os comentários estão abertos para quem quiser tratar outro tema que não tenha sido abordado. Agora é esperar para saber o que ocorreu após isso, pergunta a ser respondida nos primeiros momentos do novo filme. Sejam legais e não soltem spoilers após ver O Despertar da Força. 

Que a Força esteja com vocês!



P.S: Se tudo der certo, como sou fã e vou na estreia à 0h01 de quinta-feira, lanço o pitaco (sem spoilers) sobre o novo filme no mesmo dia.