15 de março de 2016

O Barco - Inferno no Mar

Tédio e Tensão

Das Boot, Dir: Wolfgang Peterson, Alemanha Ocidental, 1981, 3h28min
IMDB                 Trailer
Netflix


Lutar a segunda guerra mundial a bordo de um submarino alemão deve ter sido muito excitante, não? Mais ou menos... O Barco - Inferno no Mar, leva seus espectadores para dentro de um sujo, claustrofóbico e lotado U-Boat alemão, e nos mostra que, apesar de alguns momentos muito tensos em que se vivia no limite entre a vida e a morte, a rotina dentro de um destes barcos era extremamente entediante. 

A estória nos mostra toda a missão de um submarino durante a campanha alemã contra os navios mercantes britânicos na Batalha do Atlântico, cujo objetivo alemão era privar a Grã-Bretanha de recursos vitais para sua sobrevivência, como combustível e alimentos. Um dos aspetos mais interessantes aqui é desprezar o aspecto ético ou político. Os marinheiros não são retratados como heróis ou como vilões, mas como homens com uma missão a cumprir, da mesma forma que Hitler não foi retratado como monstro no ótimo A Queda - As Últimas Horas de Hitler. Tanto que se vê eles fazerem várias críticas ao governo nazista, ainda que junto a eles estivesse embarcado um "jornalista" a serviço do poderoso Ministério da Propaganda de Goebbels.

Alguns personagens são bem interessantes, a começar por seu capitão, um homem endurecido pelas batalhas, bem cínico sobre sua missão e sobre o regime que defende, mas que leva seus homens ao limite no cumprimento do dever. Também presentes um jovem oficial exemplo do patriotismo defendido pelos nazistas, um garoto inexperiente que comprou toda a propaganda de nacionalismo e sacrifícios feita pelo governo e repete bordões. O filme não deixa de mostrar os dramas pessoais dos marujos, que tem de lidar com o pavor de enfrentarem a morte passivamente pois, ao contrário de soldados de infantaria, em muitos momentos eles são meros passageiros do submarino.

O filme até hoje é a mais cara produção do cinema alemão, e seus aspectos técnicos são impecáveis. Foram criadas câmeras exclusivamente para sua realização, tendo em vista que o diretor optou por realizar diversas tomadas com câmera na mão no apertado set que simulava o interior do submarino. Os sons de explosões e de efeitos da pressão no casco do submarino também se destacam. Não foi à toa que recebeu 6 indicações ao Oscar.

Um porém, no Netflix está disponível a versão do diretor, em que ele acrescentou mais 50 minutos em relação a versão do cinema e deixou o filme com 3 horas e meia de duração. É bem cansativo de se ver e recomendo fazer em 2 partes.

O Barco - Inferno no Mar é um ótimo filme de guerra, que nos leva para dentro de um submarino alemão na Batalha do Atlântico. Em alguns momentos é cansativo, mas este efeito é propositalmente criado pelo diretor, para que possamos sentir aquilo que os marinheiros sentiam.

Nota: 8

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Dê o seu pitaco